EBBernardes Relógios

Blog sobre relógios mantido pelo site: www.ebbernardes.com

01 maio, 2006

 

OMEGA ESTRELA

Muitos colecionadores, relojoeiros da maior respeitabilidade e incansáveis estudiosos, ainda não encontraram uma explicação convincente para um dos maiores mitos da horologia, ou simplesmente a estrela no mostrador de alguns modelos da linha Omega produzidos na década de 40.

Várias explicações rondam os amantes de relógios, sendo as mais comuns referentes a aprimoramentos no calibre, no caso a estrela serviria como referência; ou como modelo produzido para uso exclusivo das forças armadas de alguns países; e ainda os que acreditam que o Omega Estrela, como é conhecido, fora fabricado apenas para a extinta União Soviética.

Como grande amante destas máquinas apaixonantes, há algum tempo conhecia a resposta, pois por acaso encontrei certa vez em meus arquivos, exemplares de revistas com anúncios do tão falado modelo, só não imaginava que ainda houvesse tantas dúvidas a respeito.


A foto acima foi tirada de um anúncio publicado na revista Seleções em 1944.

O anúncio exalta o modelo Teddington, nome do observatório aonde "todos os anos era disputado o recorde de precisão para relógios de todos os tipos" conforme citado no anúncio no canto à direita ao lado da ilustração do referido laboratório.

E a tão comentada estrela? Pois bem, no mesmo anúncio a explicação: "A ESTRELA no mostrador identifica o modelo Teddington como o relógio de pulso com o tipo igual da máquina que obteve o melhor resultado de precisão até hoje registrado em Teddington."

Procurei em várias outras revistas da época e confesso que nada encontrei. Foi uma sorte, um verdadeiro achado encontrar uma informação de tamanha importância para o mundo da relojoaria.

Abraços a todos,
Eduardo Bernardes

Comentários:
Prezado Eduardo

Meu pai ganhou neste natal um relógio Ômega Estrela Vermelha. Eu particularmente nunca havia me interessado por relógios antigos, mas fiquei muito feliz pelas informações que vc postou sobre essa linha de relógios tão especial.

Obrigado e parabéns pelo trabalho.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

abril 2006   maio 2006   junho 2006  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]